Antes de te mostrar como limpar AirPod, uma dica rápida de higiene digital: mantenha qualquer aplicativo complementar dos fones atualizado!
Neste artigo, vamos te mostrar como limpar AirPod (e outros fones de ouvido sem fio) e o mais importante: como mantê-los limpos no longo prazo.
Os AirPods da Apple foram lançados em setembro de 2016, entrando no mercado ao lado de outros fones de ouvido 100% sem fio de marcas como JBL, Sony, Samsung e outras. E não demorou muito para eles se tornarem a escolha preferida de muitos para ouvir músicas, podcasts e serviços de streaming em smartphones e tablets.
No entanto, os fones de ouvido sem fio podem ficar muito sujos rapidamente, já que, além de serem usados com frequência, acabam sendo levados para todos os lugares: para o trabalho, no transporte público, em voos e qualquer outro lugar…
Isso é ainda mais comum se você os utiliza para cancelar ruídos em um escritório movimentado ou até mesmo trabalhando de casa com familiares ou colegas de quarto. Com isso, eles acabam entrando em contato com cera de ouvido, oleosidade e células da pele.
Para além da questão da higiene, limpar seus fones (e a case de carregamento) pode melhorar a qualidade do som e aumentar a durabilidade dos dispositivos. Aqui estão algumas dicas para fazer isso de forma rápida e eficiente!
O processo de limpeza varia de acordo com o tipo de fone que você possui. Vamos lá: Existem os fones com pontas removíveis de silicone ou plástico, como os Galaxy Buds da Samsung, os WF-1000XM5 da Sony ou a maioria dos fones da Beats. E também há os modelos com corpo sólido, como os AirPods da Apple.
A principal diferença é que as pontas removíveis são mais fáceis de limpar profundamente. Ademais, como elas são substituíveis, em geral vêm pontas extras na caixa.
Você também pode usar água com sabão ou outros produtos de limpeza suaves para higienizar as pontas mais sujas, sem medo de danificar as partes elétricas dos fones.
Para começar, limpe os fones e as pontas removíveis com um pano de microfibra. Como a maioria dos fones sem fio é guardada em cases, você pode perceber que a sujeira das pontas acaba passando para os fones.
A Apple recomenda o uso de lenços com álcool isopropílico a 70%, álcool etílico a 75% ou lenços desinfetantes para limpar a parte externa dos AirPods, mas alerta para não usar lenços molhados na parte da tela dos alto-falantes. Já a Samsung aconselha o uso de panos secos e cotonetes.
Retire as pontas e, com um cotonete ou um palito de dente, limpe delicadamente o interior de cada fone. Se houver resíduos, utilize uma ferramenta de limpeza com um gancho de metal na ponta, mas tenha cuidado para não arranhar nada!
Essa ferramenta também costuma ter uma escova na outra extremidade para retirar sujeiras soltas. Depois de limpas, passe um pano ligeiramente umedecido nas laterais das pontas.
As pontas dos AirPods Pro têm uma membrana delicada que facilita a limpeza em comparação com as membranas dos próprios fones, mas elas são frágeis. A própria Apple recomenda enxaguar as pontas com água, mas sem usar sabão ou outros produtos de limpeza.
Caso você opte por um pano úmido ou enxágue as pontas, deixe-as secar completamente em um pano seco antes de colocá-las de volta nos fones.
Para a tela dos alto-falantes e microfones dos AirPods, a Apple recomenda o uso de cotonetes ou um pano seco. Você também pode usar um soprador de ar manual, que oferece uma força moderada para remover sujeiras sem danificar os componentes elétricos.
No entanto, evite o uso de ar comprimido, já que a Sony alerta que isso pode empurrar poeira para dentro dos buracos dos microfones ou saídas de som.
Leia também: Corra antes que a Amazon bloqueie! Como baixar seus livros no Kindle enquanto ainda é possível
Agora que seus fones estão limpos, tente mantê-los assim! Se você costuma usar AirPods ou Galaxy Buds durante exercícios físicos, limpe-os com um pano logo depois para evitar que a umidade penetre no dispositivo. Quanto mais regularmente você verificar o estado dos seus fones sem fio, mais fácil será mantê-los limpos.
Para terminar, uma dica rápida de higiene digital: mantenha qualquer aplicativo complementar dos fones atualizado. Essas atualizações podem adicionar novos recursos ou melhorar o desempenho.
Em geral, os smartphones transmitem atualizações de firmware para os fones de ouvido automaticamente após as atualizações do sistema operacional e dos apps. Isso é especialmente importante para quem usa iPhones e AirPods, que não notificam quando há atualizações de firmware disponíveis.
Para garantir que você tem a última versão do firmware, acesse as configurações do iOS. Caso precise atualizar, mantenha o iPhone e os AirPods conectados à tomada e próximos um do outro.
A atualização deve ser transferida rapidamente, mas, se preferir, deixe os dispositivos próximos durante a noite para garantir que tudo ocorra sem problemas.
Leia também: Forza Horizon 5 para PS5: Jogo finalmente ganha data de estreia – saiba quando
0 Respostas