A Lenovo anunciou o lançamento do Yoga, notebook movido a energia solar que promete revolucionar o mercado de tecnologia para sempre.
A Lenovo anunciou o lançamento do Yoga, notebook movido a energia solar que promete revolucionar o mercado de tecnologia para sempre.
Já pensou se o seu laptop pudesse ganhar uma hora de carga simplesmente ficando no sol por 20 minutos? Essa é a proposta do mais novo conceito da Lenovo, um modelo Yoga equipado com um painel solar fotovoltaico na parte traseira da tela, capaz de converter luz em carga para a bateria do dispositivo.
Já vimos muitos conceitos interessantes de dispositivos da Lenovo e de outras fabricantes em eventos como o MWC 2025, e quase sempre ficamos empolgados com essas ideias. Mas essa é genial demais, né?
Para ser honesto, nem acredito que demorou tanto para alguma empresa de tecnologia ter a ideia de colocar um painel solar na traseira de um ultrabook. Precisamos de mais disso.
Parece uma ideia tão simples e direta; naturalmente, o Yoga Solar PC também pode ser carregado convencionalmente via cabo, mas a possibilidade de simplesmente fechar a tampa e deixar ele absorver raios solares é genial — garante que você nunca mais vai ficar sem bateria (a menos que seja no meio da noite, claro).
Não posso ser o único que já saiu de casa para trabalhar ou viajar e descobriu que esqueceu o carregador do laptop. Começa então aquele jogo estressante de olhar para a porcentagem da bateria caindo, ligar o modo de economia, diminuir o brilho da tela e rezar.
Mas com o Yoga Solar da Lenovo? Seria só deixar ele numa janela por uma hora enquanto eu almoço e voltar com a bateria recarregada.
É também um verdadeiro triunfo de engenharia ecológica. O painel solar na traseira da tela (que, por sinal, não parece deixar o laptop visivelmente mais grosso do que outros ultrabooks da linha Yoga) oferece uma taxa de conversão de energia de mais de 24%, uma das melhores entre as células fotovoltaicas disponíveis atualmente.
A Lenovo ainda desenvolveu um sistema chamado Dynamic Solar Tracking, que monitora a entrada de eletricidade e ajusta o consumo da bateria para priorizar a energia solar, aumentando a vida útil da bateria.
Claro que dispositivos movidos a energia solar não são exatamente uma novidade — a própria Acer vende um painel solar dobrável de 200W que pode ser conectado a um power bank, ideal para carregar dispositivos durante acampamentos (ou em um cenário de Mad Max).
Mas o Yoga Solar PC é o primeiro ultrabook do mundo com uma solução de energia solar totalmente integrada — e, mesmo sendo apenas um conceito por enquanto, é algo que eu espero ver além da fase de protótipo.
A imprensa experimentou o dispositivo na MWC, e garantiu que ele parece pronto para chegar ao varejo. Já consigo me imaginar levando esse modelo para acampar ou até para um café!
Ok, tudo bem, por mais que eu adore essa ideia, tenho que admitir que existem alguns obstáculos para que essa tecnologia seja amplamente adotada em laptops.
Para começar, painéis solares não são exatamente os componentes mais duráveis do mundo — e só posso imaginar que substituir um painel integrado como esse seria caro e complicado. Ter um laptop com vidro na parte externa parece meio arriscado. Derrubou uma vez, já era.
O aquecimento também parece um problema natural aqui. Afinal, ninguém quer um laptop fervendo. Mas, surpreendentemente, a Lenovo deixou o Yoga Solar PC sob uma lâmpada forte no estande da feira (provavelmente por horas), e enquanto a parte traseira estava um pouco quente ao toque, o resto do laptop não esquentou quase nada. Na verdade, eu apostaria que uma tampa de metal esquentaria muito mais se ficasse exposta ao sol.
Por fim, suspeito que, se o Yoga Solar PC chegar ao mercado, será bem caro. Já pesquisei o preço para instalar painéis solares em casa — e ok, esse é só um painel menor, mas ele também faz parte da estrutura do laptop e não é um acessório separado — ah, e esses modelos Yoga estão longe de serem os mais baratos.
Ainda assim, como alguém que adora uma aventura ao ar livre, acho esse conceito simplesmente fantástico e pagaria com gosto para ter um. Um laptop mais ecológico que pode salvar a pátria se eu esquecer o carregador? Bom demais!
Leia também: Inteligência Artificial do Google: Ferramenta especial agora é gratuita para todos os usuários
0 Respostas