Os robôs aspiradores ficaram ainda mais inteligentes graças ao reconhecimento de objetos baseado em IA, que permite que eles aprendam a identificar novos itens ao longo do tempo. As novidades apresentadas na CES 2025 também os tornaram mais funcionais, com braços robóticos capazes de mover brinquedos e detritos, além de “pernas” que ajudam a superar […]
Os robôs aspiradores ficaram ainda mais inteligentes graças ao reconhecimento de objetos baseado em IA, que permite que eles aprendam a identificar novos itens ao longo do tempo.
As novidades apresentadas na CES 2025 também os tornaram mais funcionais, com braços robóticos capazes de mover brinquedos e detritos, além de “pernas” que ajudam a superar pequenos obstáculos e se desvencilhar quando ficam presos.
Usando nossos extensos testes de laboratório, reduzimos as opções de robôs aspiradores para você. Avaliamos o desempenho de aspiração em tapetes e de limpeza com pano úmido, bem como a forma como cada aparelho navega e desvia de obstáculos (incluindo cocô de cachorro).
Também damos nota para as estações de acoplamento (dock), sensores, duração da bateria, confiabilidade e custo-benefício.
Por conta do seu coletor de pó com esvaziamento automático, função de pano úmido, navegação eficiente e boa relação custo-benefício, consideramos o Ecovacs Deebot T30S Combo o melhor no geral.
Você pode optar pelo combo completo (que inclui um aspirador vertical sem fio também com esvaziamento automático) ou apenas pelo robô aspirador.
Empatando no topo com ele está o iRobot Roomba Combo J7 Plus, que apresentou sucção ligeiramente superior, porém saiu perdendo em preço e recursos. No fim, as notas de ambos resultam num empate, e os dois são excelentes escolhas.
O DreameBot D10S Plus (antigo campeão segundo a CNET) teve uma pontuação melhor que todos os outros robôs desta lista, mas é um modelo mais antigo e está ficando difícil de encontrar em estoque, por isso as opções mais novas acabam se destacando como as melhores escolhas atuais.
O Ecovacs Deebot T30S Combo pode parecer uma ideia meio “estranha” ao adicionar um aspirador vertical sem fio à base Omni Station. Nossos testes de laboratório mostram que não é o caso. Na prática, o Deebot T30S se sai tão bem como robô aspirador e como aspirador vertical que se tornou nossa principal recomendação.
Durante os testes, o T30S Combo recolheu, em média, 95,16% dos grãos de arroz preto espalhados no carpete e mais de 65% da areia. Ele faz um ótimo trabalho ao remover detritos do chão e também é excelente para pelos de animais graças ao sistema ZeroTangle, que usa um rolo em “V” e dois “pentes” para raspar fisicamente os fios de cabelo do rolo e levá-los até o reservatório.
O acessório de aspirador vertical tem vários encaixes e ajuda na limpeza de qualquer tipo de sujeira. Além disso, é ótimo ter um aspirador vertical junto ao robô, e o diferencial é que a base Omni Station esvazia e limpa tanto o robô quanto o aspirador vertical.
O Deebot T30S Combo conta ainda com um sistema de duas escovas giratórias para passar pano no piso, ajudando a manter limpos os pisos duros. Quando o robô detecta tapete, a parte de passar pano se eleva para evitar contato com as fibras. Ao limpar áreas com pano, as escovas conseguem se estender até a borda da parede.
Comentei que o excelente Roomba J7 Plus “normal” não inclui função para passar pano. A versão Combo J7 Plus traz essa funcionalidade. Em vez de simplesmente adicionar um pano de limpeza na parte de baixo, a iRobot fez algo muito inteligente: projetou uma placa de pano motorizada que se ergue, saindo da parte inferior do robô e indo para a parte de cima quando detecta que está passando sobre carpetes.
Assim, o robô nunca arrasta um pano molhado e sujo pelos seus tapetes recém-aspirados. Para testar isso, levei o Roomba Combo J7 Plus para casa, onde tenho uma mistura de carpete e piso de madeira. Ele identificou muito bem as áreas com carpete durante o mapeamento inicial — depois disso, nunca vi o robô aspirar esses carpetes sem antes levantar o pano. É uma abordagem mais sofisticada para limpeza com pano, e você nem precisa pensar muito sobre isso.
Ele também funciona muito bem como aspirador, ficando entre os cinco melhores nos três tipos de piso que testamos (algo que só outro robô, o Neato D10, também conseguiu). Vale destacar que ele lidera nossa lista de melhores robôs aspiradores para pisos de madeira.
Notei que a navegação não é tão precisa quanto a de limpadores baseados em LIDAR (como alguns modelos da Dreametech, Neato e Roborock), e gostaria que houvesse um reservatório de água na base para não precisar encher o tanque antes de cada limpeza com pano. Fora isso, essa solução motorizada de pano cumpre bem tudo o que se espera de um aspirador “dois em um” para a casa.
Há alguns anos, fizemos grandes melhorias no nosso laboratório de testes de robôs aspiradores, então os dados de antes não são diretamente comparáveis aos dos modelos mais recentes. É uma pena, pois o iRobot Roomba S9 Plus foi um grande destaque daquela época — principalmente no desempenho em tapetes altos e felpudos.
A maior dificuldade no teste de carpetes médios e altos é aspirar areia, que se prende às fibras e dificulta a sucção. Comentei que 50% de remoção é uma boa referência nesse teste. O melhor modelo dos últimos dois anos, o Neato D9, conseguiu 62%, que é um resultado ótimo.
No entanto, o Roomba S9 Plus supera esse valor porque, na nossa configuração de teste anterior, ele chegou a 71%. Embora os números não sejam tecnicamente comparáveis por causa de ajustes feitos ao longo do tempo, estou bastante confiante de que, se repetíssemos o teste hoje, o S9 Plus continuaria no topo do ranking.
Leia também: Nós podemos viajar por universos paralelos? A Ciência explica (e a resposta é super interessante!)
0 Respostas