O Threads é a rede de texto da Meta criada para concorrer com o Twitter. Ele está vinculado à sua conta do Instagram, então basta usar suas credenciais do Instagram para criar um perfil no Threads.
Alternativas ao Twitter encontraram espaço — tanto novas quanto antigas — desde que Elon Musk assumiu a empresa em 2022. Mastodon, Bluesky, Spill e T2 são algumas das redes sociais que atraíram interessados em experimentar outros serviços. Também existe o Threads, da Meta.
O Threads é a rede de texto da Meta criada para concorrer com o Twitter. Ele está vinculado à sua conta do Instagram, então basta usar suas credenciais do Instagram para criar um perfil no Threads.
No momento, a plataforma não conta com planos pagos nem anúncios. Entretanto, se você for verificado no Instagram (inclusive quem paga pelo Meta Verified), esse selo aparece igualmente no Threads. Além disso, é possível aproveitar sua rede de contatos do Instagram para encontrar pessoas para seguir.
Apesar de ter sido lançado há mais de um ano, o Threads ainda não traz alguns recursos bem conhecidos do Twitter, como vídeos longos, mensagens diretas ou salas de áudio ao vivo.
A plataforma está disponível para iOS e Android em mais de 100 países. No entanto, por preocupações com privacidade, inicialmente não estava disponível na União Europeia até dezembro de 2023.
Naquele mês, a Meta liberou o Threads na região com a opção de navegação sem criar uma conta — sem permitir publicar ou interagir com posts.
Ao entrar com sua conta do Instagram, você automaticamente segue todos que já acompanha por lá. Seu nome de usuário, nome, configurações e até mesmo a lista de bloqueio são importados para o Threads.
Em novembro de 2024, o Threads ultrapassou 275 milhões de usuários ativos mensais. O crescimento foi constante: em poucas horas após o lançamento, já eram 10 milhões de cadastros.
E em apenas cinco dias, chegou-se a 100 milhões de usuários.
Cada postagem pode ter até 500 caracteres. É possível incluir imagens, vídeos e GIFs, e cada post pode conter até 10 arquivos de mídia.
Em 17 de julho, o Threads anunciou a necessidade de impor limites de visualização de posts (“rate limits”) devido a ataques de spam.
Sim, você pode tanto visualizar posts quanto publicar conteúdo diretamente pelo endereço Threads.net.
Você pode desativar ou excluir seu perfil. Até o fim de 2023, para excluir a conta do Threads era necessário apagar também a do Instagram, conforme a “Política de Privacidade Complementar” da Meta.
A empresa mantém seus dados por 30 dias após a solicitação de exclusão. Se mudar de ideia nesse período, é possível cancelar o processo.
O Threads permite fixar termos e tags de pesquisa como feeds. A empresa também está testando uma forma de criar feeds personalizados, adicionando perfis e palavras-chave a um novo feed.
Por um longo período, o aplicativo mostrava como padrão o feed algorítmico “For You”. Agora, você pode definir qualquer feed como padrão.
A rede também se inspirou no Bluesky para criar sua própria versão de “Starter Packs”, ou listas de perfis para seguir com base em determinados temas. Em março, a Meta anunciou que o Threads começou a testar um recurso de interesses no perfil, indicando conversas em andamento relacionadas a cada tópico selecionado.
Não. Atualmente não existe a função de enviar mensagens diretas. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, já explicou que a proposta é não criar “mais uma caixa de entrada” e, em vez disso, deixar que as pessoas enviem posts do Threads para outros apps.
Depois de alguns meses de teste com parceiros selecionados, o Threads lançou uma API pública em junho de 2024.
Agora, desenvolvedores podem criar ferramentas para publicar posts de usuários, recuperar seus próprios posts e obter dados de engajamento. No entanto, essas ferramentas ainda não permitem deletar postagens.
Ao usar seu login do Instagram, a Meta considera que “faz parte da sua conta do Instagram.” Já surgiram questionamentos sobre a coleta de dados, especialmente pelos rótulos de privacidade na App Store.
Em resposta a esses pontos, Rob Sherman, vice-diretor de privacidade da Meta, afirmou que os rótulos de privacidade do Threads são similares aos de outros aplicativos da empresa.
“Eles são semelhantes aos do Instagram, pois nossos apps sociais recebem qualquer informação (incluindo as categorias de dados listadas na App Store) que você compartilha no app”, disse ele em uma postagem no Threads.
Leia também: Sinais de vida? Asteroide carrega compostos que podem ter originado tudo
0 Respostas