Entenda o Eclipse Lunar Total em 2025: Por que a Lua fica vermelha?
Daqui a alguns dias, teremos a oportunidade de ver um fenômeno astronômico impressionante: um eclipse lunar total em 2025. Na noite de 13 para 14 de março, quem estiver acordado poderá presenciar esse espetáculo no céu!
Ao contrário do que se pensa, a Lua não desaparecerá completamente, mas ficará com uma coloração avermelhada bem intensa, como se estivesse tingida de sangue.
Durante um eclipse lunar, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios solares que normalmente iluminam nosso satélite natural.
Na madrugada entre os dias 13 e 14 de março, a parte visível da Lua será coberta lentamente pela sombra da Terra. Esse fenômeno não é tão frequente assim: a cada 2 anos e meio, em média, temos um eclipse lunar total visível no Brasil.
Ainda em 2025, teremos um segundo eclipse lunar total em 7 de setembro. Porém, ele será visto principalmente no leste da África, grande parte da Ásia e na metade oeste da Austrália.
Leia também: Melhores modelos de IA: O que eles fazem e como usar no trabalho, na escola e até na sua casa
Durante o eclipse, a luz do Sol atravessa a atmosfera terrestre antes de chegar à Lua. As cores mais azuladas são desviadas para longe pela atmosfera terrestre, enquanto as cores mais avermelhadas, que têm comprimentos de onda mais longos, conseguem passar, atingindo a superfície lunar.
É o mesmo fenômeno que ocorre durante o pôr do Sol, quando vemos tons avermelhados porque a luz atravessa uma distância maior na atmosfera terrestre.
O eclipse lunar começará lentamente na noite de 13 de março e madrugada do dia 14. Veja os horários previstos para alguns países:
Para ter uma boa experiência observando o eclipse lunar, a NASA recomenda procurar locais escuros e longe das luzes da cidade.
A mudança de iluminação da Lua será gradual, até atingir o ápice com a famosa coloração avermelhada. “Utilize câmeras ou smartphones com tempos de exposição de pelo menos alguns segundos para registrar bem o fenômeno”, sugere a agência espacial americana.
Leia também: Apple revela novo MacBook Air e com preço de lançamento mais baixo – quando chega às lojas?
0 Respostas