ChatGPT vs. Gemini vs. DeepSeek: Afinal, qual a IA mais potente e segura disponível hoje? Confira abaixo!
ChatGPT vs. Gemini vs. DeepSeek…. Os chatbots de IA estão por toda parte hoje em dia, ajudando os seres humanos a escrever, programar e até pensar em soluções complexas. Ao mesmo tempo, muitas empresas correm contra o tempo para criar sua própria inteligência artificial, com resultados bem variados.
Atualmente, há 3 grandes chatbots se consolidando no mercado: os americanos ChatGPT e Gemini e o chinês DeepSeek. E se você está pensando em acolher uma IA para uso pessoal ou para sua empresa, qual deles escolher? Abaixo, vamos analisar cada um deles e te mostrar suas principais vantagens.
Apesar de cada um ter características bem particulares, esses três super modelos de IA têm bastante em comum.
ChatGPT, Gemini e DeepSeek são projetados para interagir de forma humana – e humanizada.
Então, se você, usuário, precisa de ajuda para responder perguntas, criar ideias ou escrever relatórios, eles foram feitos para entender e responder de um jeito que parece natural.
Essas IAs também dão suporte a interações baseadas em texto, o que significa que você precisa digitar um prompt, um comando, e recebe uma resposta.
No entanto, o Gemini e o ChatGPT vão além, lidando não apenas com texto, mas também com imagens e áudio, enquanto o DeepSeek, por enquanto, se limita a tarefas baseadas em texto.
Todos os três podem escrever texto, resumir informações e até ajudar com códigos de programação. Eles são usados em pesquisas, aprendizagem e resolução de problemas em diversas áreas, como programação web.
Além disso, todos oferecem planos gratuitos, para que você possa testá-los antes de decidir se vale a pena pagar por um plano avançado.
Esses modelos de IA conseguem navegar na internet para obter informações em tempo real – embora cada um use fontes diferentes (o Gemini usa o Google Search, enquanto o ChatGPT se baseia no Bing).
Em maior ou menor grau, todos contam com mecanismos para prevenir conteúdo nocivo ou antiético… mas vamos falar mais disso adiante (é complexo!).
Leia também: 8 coisas que você precisa saber sobre o iPhone 16E, o celular mais acessível da Apple em 2025
Desenvolvido pela OpenAI, é um modelo GPT (transformador pré-treinado) que se destaca em processamento de linguagem natural, humano.
Ele já passou por várias versões, sendo a GPT-4 uma das mais conhecidas (há rumores de que o GPT-5 chega ainda este ano de 2025).
Entretanto, o modelo mais recente é o GPT-4o, que conta também com uma versão menor e mais econômica, o GPT-4o Mini.
Ele foi treinado com uma enorme quantidade de texto disponível na internet. Embora o ChatGPT consiga processar algumas imagens, não é sua função principal, mas sim um recurso adicional, quase a nível profissional.
O ChatGPT agora também tem a capacidade de navegar na web, acessando e processando informações em tempo real.
Pontos fortes:
Pontos fracos:
O Gemini é a resposta do Google DeepMind ao ChatGPT da OpenAI. Diferentemente do seu concorrente, o Gemini foi criado desde o início para ser multimodal — ou seja, não trabalha só com texto, mas também com imagens, áudio e vídeo. Isso o torna ótimo para analisar vídeos ou gerar imagens, por exemplo.
Outra diferença é que ele se integra facilmente aos fluxos de trabalho existentes na sua empresa. Ele se conecta diretamente ao Google Workspace, permitindo usar IA em ferramentas como Docs e Sheets.
Além disso, possui recursos de segurança integrados para evitar erros e vieses, sendo uma escolha interessante para empresas.
Pontos fortes:
Pontos fracos:
Vale lembrar que todos os LLMs (Large Language Models) podem cometer “alucinações” (fake news) e precisam ser checados. É um problema comum a todos os modelos atuais.
Leia também: Review: Samsung Galaxy S25 vs S25 Plus – Vale a pena comprar qual?
Conhecido por ser rápido e barato, o que atrai pessoas interessadas em testar IA sem gastar muito. Porém, há um grande problema: segurança.
Recentemente, o portal Wiz descobriu uma falha grave de segurança no DeepSeek. Informações privadas relacionadas à IA da China foram expostas, incluindo históricos de conversas, senhas e outros dados sensíveis.
Isso significa que, ao usá-lo, seus dados podem não estar protegidos, o que é preocupante para empresas ou qualquer um que lide com informações confidenciais.
Embora algumas partes do DeepSeek estejam disponíveis gratuitamente, o modelo principal de IA não é de código aberto. Isso significa que a empresa responsável não divulga a tecnologia central.
Portanto, devido a esses problemas de segurança, é preciso ter muito cuidado ao usar o DeepSeek. Talvez ele seja adequado se você só quer experimentar. Mas se você precisa lidar com dados sigilosos, é melhor optar por outra ferramenta de IA.
A decisão depende muito das suas necessidades específicas.
O ChatGPT é excelente em tarefas de conversação e tem um ecossistema muito rico.
Já o Gemini se destaca por suas capacidades multimodais e integração com o Google Workspace, sendo uma opção forte para empresas que já usam as ferramentas do Google.
Por fim, o DeepSeek é o mais barato, mas as falhas de segurança levantam preocupações sérias, especialmente para quem lida com dados sensíveis.
0 Respostas