Usuários de redes sociais descobriram um uso polêmico para o novo modelo de IA da Google, o Gemini: remover marcas d’água de imagens, incluindo fotos da Getty Images e de outros bancos de imagem famosos. Na semana passada, a Google ampliou o acesso ao modelo Gemini 2.0 Flash, que agora conta com um recurso de […]
Usuários de redes sociais descobriram um uso polêmico para o novo modelo de IA da Google, o Gemini: remover marcas d’água de imagens, incluindo fotos da Getty Images e de outros bancos de imagem famosos.
Na semana passada, a Google ampliou o acesso ao modelo Gemini 2.0 Flash, que agora conta com um recurso de geração de imagens nativo — permitindo criar e editar conteúdo de forma avançada. Embora esse recurso seja poderoso, aparentemente ele quase não possui barreiras. O Gemini 2.0 Flash, por exemplo, consegue criar imagens de celebridades e personagens protegidos por direitos autorais e também remover marcas d’água de fotos existentes, tudo sem reclamar.
Como alguns usuários no X e no Reddit observaram, o Gemini 2.0 Flash não apenas remove as marcas d’água, mas tenta preencher os espaços criados pela remoção. Existem outras ferramentas com IA que também fazem isso, mas o Gemini 2.0 Flash parece ter habilidades excepcionais — e é gratuito.
Para deixar claro, o recurso de geração de imagens do Gemini 2.0 Flash está rotulado como “experimental” e “não indicado para uso em produção” no momento, e só é disponibilizado em ferramentas da Google voltadas para desenvolvedores, como o AI Studio. Além disso, ele não é um removedor de marca d’água perfeito: o modelo parece ter dificuldades com marcas d’água semitransparentes e que cobrem grandes partes da imagem.
Ainda assim, alguns detentores de direitos autorais provavelmente irão contestar a falta de restrições de uso no Gemini 2.0 Flash. Há modelos como o Claude 3.7 Sonnet, da Anthropic, e o GPT-4o, da OpenAI, que se recusam expressamente a remover marcas d’água; o Claude, por exemplo, classifica a remoção como “antiética e possivelmente ilegal.”
Remover uma marca d’água sem consentimento do proprietário original é considerado ilegal sob a lei de direitos autorais dos Estados Unidos (conforme escritórios de advocacia como este apontam), exceto em raras situações.
A Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado fora do horário comercial.
Leia também: Incrível! Saturno Ganha 128 Novas Luas e Supera Júpiter – Veja o Total
0 Respostas