Você faz isso? 4 práticas que causam banimento instantâneo no Instagram

Enviar no Whatsapp
Ver Resumo

Se você usa o Instagram apenas para ficar por dentro do que acontece com seus amigos ou para ganhar a vida, a última coisa que qualquer pessoa deseja é acordar com a notícia de que a conta foi suspensa sem aviso.

Depois de passado o susto inicial, é hora de agir o mais rápido possível. O Instagram pode permitir que você conteste a decisão, se acreditar que houve um erro.

O Instagram também permite que o próprio usuário desative a conta caso precise dar um tempo. Quando uma conta é desativada, ela aparece como “Usuário do Instagram” para quem tentar encontrá-la.

O mesmo acontece quando o Instagram desabilita um perfil, mas, ao contrário da desativação voluntária, você não consegue mais fazer login.

Quando o Instagram desabilita uma conta, é como se ela nem existisse: seu perfil não aparece nas pesquisas, todos os seus posts e stories somem e qualquer comentário ou like que você tenha feito também deixa de ser visível.

O e-mail ou notificação que você receber provavelmente dirá “Desativamos sua conta”. A mensagem deve incluir a data em que o Instagram tomou essa atitude. O que geralmente não inclui é uma explicação clara sobre o motivo do banimento.

Na maioria das vezes, o aviso é vago (assim como o artigo de suporte do Instagram sobre contas desabilitadas) e apenas afirma que seu perfil não cumpre as Diretrizes da Comunidade ou os Termos de Uso.

Então, seja porque sua conta já foi suspensa e você quer entender o que aconteceu, ou apenas para se prevenir e evitar um banimento futuro, aqui estão quatro motivos que podem levar a um ban no Instagram.

Postar Conteúdo Falso, Prejudicial ou Ilegal

As Diretrizes da Comunidade do Instagram são um conjunto de regras que esclarecem o que pode ou não ser compartilhado na plataforma. Elas se concentram principalmente em sete áreas-chave, mas boa parte gira em torno do tipo de conteúdo que você posta.

Você precisa ter os direitos para publicar qualquer conteúdo no seu perfil. Como regra geral, é melhor jogar seguro e sempre dar crédito ao criador original quando for compartilhar algo que não é seu. Se quiser repostar algo, mas não tiver certeza se tem permissão, o melhor é entrar em contato antes ou simplesmente não postar.

O Instagram também tem regras rigorosas sobre nudez. Não há problema em mostrar imagens de pinturas e esculturas que contenham nudez, ou certas fotos relacionadas à saúde (como cicatrizes pós-mastectomia), mas outros tipos de nudez são estritamente proibidos.

Além disso, a plataforma não permite a postagem de imagens ou vídeos com violência gráfica. Isso inclui (mas não se limita a) ferimentos graves, ataques violentos, violência contra pessoas ou animais e cenas de agressão sexual. Por outro lado, pode haver exceções para conteúdo que tenha fins de conscientização ou educativos.

Da mesma forma, o Instagram não permite posts que “glorifiquem” automutilação ou distúrbios alimentares, mas costuma aceitar publicações que buscam chamar atenção para esses problemas. Em geral, quebrar essas regras pode resultar na remoção do conteúdo, e, se ocorrer repetidamente, pode levar à suspensão definitiva da conta.

Também é bom evitar hashtags ligadas a conteúdo inapropriado. Embora isso não garanta que sua conta seja banida, pode prejudicar severamente seu alcance e até resultar em um “shadowban”.

Participar de Atividades Spam

Já viu um perfil no Instagram com centenas de milhares de seguidores, mas os posts mal chegam a 100 curtidas e comentários? E, quando chegam, os comentários são genéricos, repetitivos ou nada a ver com a foto? É esse tipo de prática que o Instagram ataca na seção “Spam” de suas Diretrizes da Comunidade.

A plataforma não permite nenhum tipo de spam, incluindo o uso de apps ou sites de terceiros para automatizar ações como curtir, comentar, seguir ou deixar de seguir usuários.

Também é bom manter distância de “grupos de engajamento”, basicamente um chat onde todos concordam em curtir, comentar e compartilhar os posts uns dos outros para impulsionar engajamento. Embora não seja tão grave quanto usar bots, o Instagram pode enxergar isso como uma tentativa artificial de inflar métricas.

E, mesmo com essas regras, a plataforma ainda está cheia de bots, o que faz algumas pessoas evitarem o Instagram. Se você já comprou seguidores, curtidas ou comentários, ou pensa em fazer isso, saiba que o Instagram consegue detectar. O que parece um caminho fácil para ganhar fama pode acabar prejudicando mais do que ajudando.

Criar Conta Sendo Menor de Idade

Apesar de o Instagram ter uma postura bem rigorosa sobre nudez e conteúdo violento, há muito material direcionado a públicos mais velhos e que crianças não deveriam ver. Por isso, segundo os Termos de Uso, você precisa ter pelo menos 13 anos (ou a idade mínima legal em seu país) para criar uma conta.

Embora em boa parte dos lugares se aplique a regra dos 13 anos, alguns países, como Coreia do Sul, Espanha e Canadá, exigem que o usuário tenha ao menos 14 anos, de acordo com as leis locais.

Para garantir isso, o Instagram solicita que você informe sua data de nascimento ao criar uma conta. Se for identificado que a pessoa é menor de idade, ela não pode concluir o cadastro. É claro que crianças de hoje em dia são espertas e muitas burlam essa limitação.

Caso consigam criar um perfil mesmo sendo menores de idade, outros usuários podem denunciá-las. O Instagram, então, analisará a conta. Se constatar que a pessoa é menor de idade, a conta será banida, apresentando a mensagem “Você não tem idade suficiente para usar o Instagram.”

Publicar Discurso de Ódio ou Cometer Assédio

Esse ponto é básico: o Instagram é uma plataforma para todos, e não permite conteúdo inapropriado, discurso de ódio, bullying ou abusos.

De acordo com as Diretrizes da Comunidade, a plataforma proíbe ataques com base em raça, etnia, sexo, identidade de gênero, nacionalidade, orientação sexual, religião, deficiência ou doenças.

Em um post no blog oficial, o Instagram afirmou que combate ativamente discursos de ódio e que está sempre melhorando suas ferramentas de detecção.

Essa política vale também para mensagens diretas (DMs). Violar as diretrizes de discurso de ódio do Instagram nessas conversas pode gerar consequências. Em 2021, o Instagram implementou novas ferramentas para filtrar DMs abusivas.

Se um usuário enviar algo que viole essas regras, pode ser impedido de mandar mais mensagens por um tempo. Talvez você se lembre de uma pegadinha que levou pessoas a enviar a foto de um homem sem camisa via DM, o que resultou em um bloqueio de três dias, acompanhado da notificação “Algo que você enviou no chat violou nossas Diretrizes da Comunidade”.

Se alguém insistir em mandar ou publicar conteúdo que vá contra as políticas, o Instagram pode tomar medidas mais drásticas, incluindo o banimento definitivo da conta.

Leia também: Mande seu mascote para o espaço: NASA convoca fãs a criar pelúcia que irá acompanhar astronautas até a Lua em 2026

Escrito por

Gabriel Pietro

Gabriel mora em Beagá e é redator há 10 anos. Entrou no mundo da escrita meio que por acaso, ainda no ensino médio. Também já escreveu em blogs de astronomia, sociologia, curiosidades, humor, animais e até moda. Adora ler (sobre tudo!), escutar música e viajar. Mantém os pés no chão e a cabeça nas estrelas: aqui na Terra respira política, mas seu maior sonho mesmo é vê-la do espaço.

Acompanhe as novidades nas redes!

O que você achou?

0 Respostas

0
0
0
0
0
0

Tags

Categoria

Relacionados

Mais lidas

O MundoUP utiliza cookies de navegação.